Publi-Zeppelines: Publicidad, hinchables de helio, esferas, globos, fotografía aérea
!_cab_ruta

AS NUVENS DA MEMÓRIA: INSUFLÁVEIS DE HÉLIO PARA O ANO XACOBEAN 2010

A Sociedad Estatal de Conmemoraciones Culturales SECC com a colaboração da Obra Social Fundación "la Caixa" e as Comunidades Autónomas que fazem parte do Conselho Jacobeu, conceberam o Programa de actividades para o Ano Xacobean 2010.

Dentro do ciclo de actividades em que arte, literatura, música e teatro serão elementos centrais, está o projecto "Las Nubes de la Memoria" (As Nuvens da Memória). A ideia, concebida pelo artista Eugenio Ampudia www.eugenioampudia.net/ levará 7 nuvens insufláveis de hélio transportadas por peregrinos a Santiago de Compostela.

Para a Ampudia "as nuvens não são apenas formas. Trazem dentro de si o olhar do homem. Na sua contínua realização e desenrolar, mutante e renascendo, transportam sonhos, imaginações e memórias. Alguém, em algum lugar e em algum momento, olhou para o céu das nuvens e escolheu um em que deixar a sua visão.
escolheu um onde deixar a sua visão. Uma nuvem tem uma memória. Uma memória absoluta, formada pela sua inesgotável capacidade de ser moldada pela imaginação de quem a vê. Uma única nuvem contém todas as imagens. As nuvens transportam informação e transformam-na à medida que viajam.
transformá-lo à medida que viajam. Daquela nuvem que, de passagem, levou a imagem dos nossos pensamentos, permanece esta, que contém a sua".



As Nuvens Insufláveis da Memória foram apresentadas na terça-feira 22 de Junho no Museu Reina Sofía. Posteriormente, os insufláveis começaram a sua viagem em cada um dos centros de arte e espaços em que as peças
em que são expostas as peças da exposição Ars Itineris: a viagem na Arte Contemporânea.

A 11 de Julho a primeira nuvem começará a sua viagem do Museu de Navarra para Santiago de Compostela, onde será transportada a pé por diferentes peregrinos durante cada uma das etapas. Nos restos de cada etapa da estrada, os zepelins insufláveis em forma de nuvem serão pendurados num albergue ou num espaço da cidade com o objectivo de que o público possa ver, projectados no insuflável, as diferentes imagens que foram registadas na sua rota juntamente com as que os peregrinos ou visitantes das várias exposições quiseram incluir nos pingentes. A projecção será acompanhada por um áudio composto para a ocasião por Juan Manuel Artero.
Inicia-se assim um processo ao longo do percurso que reunirá até 7 nuvens insufláveis, cada uma a partir de um centro de arte, que se reunirá na Plaza de la Quintana, em Santiago de Compostela, no dia 22 de Julho. Em Santiago de Compostela, haverá um espectáculo audiovisual
que projectará todas as imagens e vídeos recolhidos durante o Caminho na praça e na Plaza de Quintana.

Gostaríamos de agradecer à SECC e ao Eugenio Ampudia pela confiança em nós www.publi-zeppelines.com/ pela produção das nuvens de hélio insufláveis. Não queremos esquecer Domingo, da empresa Scnik, S.A., cuja ajuda tem sido inestimável.

Gostaríamos de partilhar as fotografias consigo, para que nos possa dar a sua opinião.